Esperança...
Lord Acton
Corajoso viajante...
"As citações, no meu trabalho, são como ladrões à beira da estrada, que irrompem armados e arrebatam o consciente do ocioso viajante".(Walter Benjamin )
Sou brasileira e não desisto nunca!..Sono brasiliano e non mollare mai!...I'm Brazilian and never give up!... Soy brasileño y nunca te rindas!...Je suis brésilien et de ne jamais abandonner!
Falando de Amor
Tom Jobim
Se eu pudesse por um dia
Esse amor, essa alegria
Eu te juro, te daria
Se pudesse esse amor todo dia
Chega perto, vem sem medo
Chega mais meu coração
Vem ouvir esse segredo
Escondido num choro canção
Se soubesses como eu gosto
Do teu cheiro, teu jeito de flor
Não negavas um beijinho
A quem anda perdido de amor
Chora flauta, chora pinho
Choro eu o teu cantor
Chora manso, bem baixinho
Nesse choro falando de amor
Quando passas, tão bonita
Nessa rua banhada de sol
Minha alma segue aflita
E eu me esqueço até do futebol
Vem depressa, vem sem medo
Foi pra ti meu coração
Que eu guardei esse segredo
Escondido num choro canção
Lá no fundo do meu coração
Que eu possa meu amor, retribuir sempre a altura de
seu merecimento todo o Amor, Respeito, Carinho e Admiração,
que me dedicas...
TE AMO PARA TODO O SEMPRE!
Com eterna Gratidão
sua
Stellinha muito Feliz ^=^
Que jamais, em tempo algum, o teu coração acalante ódio.
Dizem os orientais que, quando abraçarmos uma pessoa querida a quem amamos, devemos fazer da seguinte forma: inspirando e expirando três vezes, e aí sua felicidade se multiplicará pelo menos dez vezes. O efeito terapêutico do abraço é inegável. Diante disso não podemos esperar para abraçarmos a quem queremos bem.Se você estiver sentindo um vazio interior, tente abraçar o seu amigo, deslizando delicadamenteas mãos sobre as costas dele, para que o possa sentir junto à você. Nos momentos de dor ou de alegria é que vemos o bem que um grande e demorado abraço nos causa.Pelo abraço, transmitimos emoções, recebemos carinho, trocamos afeto, compartilhamos alegria, amenizamos dores, demonstramos amizade, doamos amor, expressamos nossa humanidade.É tempo de enlaçarmos nossos braços num terno e caloroso ABRAÇO!
O Natal aconteceu para que os adultos se lembrassem do esquecido. Porque ficar adulto é isto: perder a memória. O adulto é alguém que, por se julgar possuidor de todos os saberes, se esqueceu das razões para viver.
São os poetas que sabem o que é o Natal.
Um professor,diante de sua classe de filosofia, sem dizer uma só palavra, pegou um pote de vidro, grande e vazio, e começo a enchê-lo com bolas de golf. Em seguida perguntou aos seus alunos se o frasco estava cheio e imediatamente todos disseram que sim.
O professor então pegou uma caixa de bolas de gude e esvaziou-a dentro do pote. As bolas de gude preencheram todo o vazio entre as bolas de golf. O professor voltou a perguntar se o frasco estava cheio e voltou a ouvir que sim dos seus alunos.
Em seguida, pegou uma caixa de areia e esvaziou-a dentro do pote. A areia preencheu os espaços vazios que ainda restavam e ele perguntou novamente aos alunos, que responderam que o pote agora estava cheio.
O professor pegou um copo de café (liquido) e derramou sobre o pote umedecendo a areia.
Os estudantes riam da situação,quando o professor falou:
"QUERO QUE ENTENDAM QUE O POTE DE VIDRO REPRESENTA NOSSAS VIDAS.
AS BOLAS DE GOLF SÃO OS ELEMENTOS MAIS IMPORTANTES, COMO DEUS, FAMÍLIA E OS AMIGOS. SÃO COM OS QUAIS NOSSAS VIDAS ESTARIAM CHEIAS E REPLETAS DE FELICIDADES.
AS BOLAS DE GUDE SÃO AS OUTRAS COISAS QUE IMPORTAM COMO O TRABALHO, A CASA BONITA, O CARRO NOVO, ETC...
A AREIA REPRESENTA TODAS AS PEQUENAS COISAS.
SE TIVÉSSEMOS ENCHIDO COM AREIA EM PRIMEIRO LUGAR NO FRASCO, NÃO HAVERIA ESPAÇO PARA AS BOLAS DE GOLF E DE GUDE."
O mesmo ocorre em nossas vidas. Se gastamos todo o nosso tempo e energias com as pequenas coisas nunca teremos lugar para as coisas que realmente são importantes. Prestem atenção nas coisas que realmente são primordiais para a sua felicidade. Brinquem com seus filhos, saiam para se divertir com a família e com os amigos, dediquem um pouco de tempo a você mesmo,
busquem a Deus e creiam nEle, busquem conhecimento, estudem, pratiquem seus esportes favoritos...
Sempre haverá tempo para as outras coisa, mas ocupem-se das bolas de golf em primeiro lugar. O resto é apenas areia."
Um aluno se levantou e perguntou o que representava o café.
O professor respondeu: "Que bom que me fizeste esta pergunta, pois o café serve apenas para demonstrar que não importa quão ocupada esteja nossa vida, sempre haverá lugar para tomar um café com amigo".
Que tal combinarmos um café?
Beijinhos Carinhosos...
Obrigada filhota querida por esse delicioso café...
Para os Celtas as plantas tinham espírito e sentimentos. A existência era um continuo que ligava toda a natureza num movimento cíclico de morte e renascimento, visível no ciclo das estações. Todo o mundo natural possuía uma dimensão sagrada. Não só as flores como também os montes e os rios exerciam um fascínio especial sobre este povo.
Tenho muito Amor e Respeito pelas ervas e a natureza e como forma de meu carinho para com seus olhinhos...Deixo-te uma folha de Alecrim para aumentar a tua sensibilidade e criatividade, duas Pétalas de Rosa branca para te tornar imperador dos sonhos, uma flor de Jasmim para o teu dia de encantos perfumar, uma folha de Sálvia para a tua saúde salvaguardar, coloquei duas gotas de Limão para te trazer frescura e clarividência, juntei óleo de Pinheiro bravo para te inspirar e revitalizar a tua aura. Mexi tudo com um pauzinho de Canela para despertar a tua mente. Embrulhei tudo numa casca de Sândalo para nos teus sonhos aparecer. Fiz da Alfazema o envelope desta receita e dei-lhe o nome de “Poção de Bem Querer”. Nela coloquei todo o meu SER para que a possas Sentir...
Beijinhos Carinhosos
E Deus disse:
"Para você, Câncer, atribuo a tarefa de ensinar aos homens sobre emoção. Minha idéia é você causar-lhes risos e lágrimas para que tudo que vejam e pensem se desenvolva com plenitude interior. Para isso, dou-lhe o dom da família, para que sua plenitude possa se multiplicar".Caranguejo é a natureza infantil da Alma com seu sentir à flor da pele. Por ser assim tão exposto precisa da carapaça, da casa, da família, da mãe, do lugar protetor onde possa revisitar suas lembranças, e entrar em contato com os seus sentimentos. Isso é realmente necessário, pois as emoções do canceriano além de sufocar e paralisar, inebriam os sentidos e o conduzem como um fluxo irresistível à fantasia. É o espelho em que tudo se reflete, a substância plástica onde tudo se imprime, repercutindo os ecos e as imagens de todas as coisas. Por esta razão, o canceriano tem a alma do poeta que vislumbra os véus das imagens, lendo os significados ocultos do tempo e do espaço...(Trecho do livro Os Nódulos Lunares)

CRIANÇA E A TELEVISÃO
Existe uma preocupação constante da parte de pais ou responsáveis com relação ao papel da televisão no cotidiano da criança. Hoje em dia, as crianças passam a maior parte do seu tempo em frente a TV. Isso é preocupante sim...
A criança tem uma visão muito diferente do mundo em relação a nós adultos. Para ela as imagens e sons são absorvidos como fato real, e mesmo nos desenhos animados, a criança retém o que vê como algo passível de se realizar. É aí que entra o papel fundamental dos pais ou responsáveis.
Conversar, interagir e orientar é muito importante...Não quero aqui parecer moralista, não é essa minha intenção, o que se assiste nos canais não são só divertimentos saudáveis, estão também presentes desenhos infantis com muitos estímulos agressívos, disputas e trapaças que dão certo. Também programas que trazem um apelo erótico muito grande. Como ficam as cabecinhas de nossas crianças? Cabe a nós pais, orientarmos e colocarmos os limites...Não queremos filhos alienados e o papel da TV não é de babá.
O progresso nos trouxe comodidades em todos os níveis, também deixou as ruas mais perigosas para as crianças, tornou os amigos e os avós mais distantes e os pais mais tempo fora de casa. Assim, a criança que antigamente brincava de "esconde-esconde", de "subir em árvores" e de "pular amarelinha" com seus vizinhos da rua, hoje é uma criança que, geralmente, mora em prédio de apartamentos e permanece um grande período de tempo assistindo fascinada a televisão. A mãe de antes que ficava a procura do filho pelos vizinhos, hoje pode-se dizer que, pode fazer suas tarefas ou ir ao trabalho mais “tranqüila”, porque sabe que a criança está em casa segura.
O fato da criança ficar em casa, pode realmente deixar os pais mais tranqüilos, mas leva a pensar em outra questão importante para o desenvolvimento infantil: a falta de outras atividades saudáveis, especialmente o convívio com outras crianças, o que proporciona a tão necessária socialização.
Não resta dúvida que com a TV a criança também vê, aprende e enriquece seus conhecimentos e vocabulários com uma velocidade muito maior. Mas não podemos deixar que nossas crianças tornem-se escravos da TV, devemos proporcionar-lhes atividades que enriqueçam as relações sociais, a criatividade e as trocas afetivas. Usar a televisão como uma ferramenta de forma positiva é muito bom, mas jamais como uma mera babá eletrônica...Nossos filhos merecem ser respeitados, e só poderemos ensinar esses valores, se repassarmos à eles com exemplos, dedicação, carinho e muito Amor.
Beijinhos

"Você sabe o que quer dizer peripatético?
E quando você não sabe o que significa uma palavra o que faz: pergunta para quem sabe, consulta o dicionário, finge que sabe?
Que comentário de mau gosto! – disse um.
De absoluta falta de respeito! – falou outro
Alguém argumentou que talvez o professor tivesse suas razões.
Talvez ele fosse ateu e não quisesse misturar religião com treinamento.
Mas devia respeitar a religiosidade dos outros! – vociferou alguém.
Recebi por e-mail esse belo texto, se alguém souber a autoria me informe ok!
Que em determinada idade nós, as mulheres, nos fazemos invisíveis, que nossa atuação na cena da vida diminui e que nos tornamos inexistentes para um mundo onde só cabe o vigor dos anos jovens.
Eu, sinceramente, não sei se me tornei invisível para o mundo, pode ser, porém nunca fui tão consciente da minha existência como agora, nunca me senti tão protagonista de minha história, e jamais desfrutei tanto cada momento dela...
Me descobri uma fortaleza...
Hoje, não me cobro os defeitos, fracassos ou derrotas...
Se me enganar, ou fazer coisas indevidas, não me preocupo mais com as expectativas dos outros, pois é difícil traçar uma linha tênue, entre ser gentil, não ferir pessoas, e saber lutar pelas coisas que se acredita...A Liberdade muitas vezes, custará ter que romper definitivamente com meus fantasmas...
Tela de Bety Martins
Símbolo mundial da luta contra a Aids é colocado em frente ao Congresso, em Brasília.
No Quênia - garoto segura a faixa: Você pode ser positivo e ainda Viver positivamente.
Na Holanda, um grande mapa mostra as áreas mais atingidas pela doença.
Combate ao Preconceito e ao Estigma
Transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas - ONU. A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada a partir de 1988.
O preconceito e a discriminação contra as pessoas vivendo com HIV/Aids são as maiores barreiras no combate à epidemia, ao adequado apoio, à assistência e ao tratamento da Aids e ao seu diagnóstico. Os estigmas são desencadeados por motivos que incluem a falta de conhecimento, mitos e medos. Ao discutir preconceito e discriminação, o Ministério da Saúde espera aliviar o impacto da Aids no País. O principal objetivo é prevenir, reduzir e eliminar o preconceito e a discriminação associados à Aids. O Brasil já encontrou um modelo de tratamento para a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, que hoje é considerado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) uma referência para o mundo. Agora nós, brasileiros, precisamos encontrar uma forma de quebrarmos os preconceitos contra a doença e seus portadores e sermos mais solidários do que somos por natureza. Acabar com o preconceito e aumentar a prevenção devem se tornar hábitos diários de nossas vidas.
O que é Aids
Uma deficiência no sistema imunológico, associada com a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana HIV – (Human Immunodeficiency Virus), provocando aumento na susceptibilidade a infecções oportunísticas e câncer.
Transmissão:-
O vírus HIV pode ser transmitido pelo sangue, sêmen, secreção vaginal, leite materno;- relações sexuais homo ou heterossexuais, com penetração vaginal, oral ou anal, sem proteção da camisinha, transmitem a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis e alguns tipos de hepatite;- compartilhamento de seringas entre usuários de drogas injetáveis;- transfusão de sangue contaminado;- instrumentos que cortam ou furam, não esterilizados;- da mãe infectada para o filho, durante a gravidez, o parto e a amamentação.
Tratamento:
Atualmente a terapia com os chamados “anti-retrovirais” proporciona melhoria da qualidade de vida, redução da ocorrência de infecções oportunísticas, redução da mortalidade e aumento da sobrevida dos pacientes. (Os anti-retrovirais são medicamentos que suprimem agressivamente a replicação do vírus HIV).
Fique sabendo:
A Aids não é transmitida pelo beijo, abraço, toque, compartilhando talheres, utilizando o mesmo banheiro, pela tosse ou espirro, praticando esportes, na piscina, praia e, antes de tudo, não se pega aids dando a mão ao próximo, seja ele ou não soropositivo.
Fontes: Programa Nacional de DST e Aids do Ministério da Saúde.Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal
Pessoas que nos mostram, com seu exemplo, como é viver respeitando seus valores. “O coração que está em paz vê uma festa em todas as aldeias.” (Provérbio Hindu)
"Bagagem, meu primeiro livro, foi feito num entusiasmo de fundação e descoberta nesta felicidade. Emoções para mim inseparáveis da criação, ainda que nascidas, muitas vezes, do sofrimento. Descobri ainda que a experiência poética é sempre religiosa, quer nasça do impacto da leitura de um texto sagrado, de um olhar amoroso sobre você, ou de observar formigas trabalhando."
Anita Garibaldi(1821-1849),
óleo sobre tela, Johann Moritz Rugendas, século XIX
Dentre os muitos filmes que fez está Oriundi, que é um filme brasileiro de 1999 dirigido por Ricardo Bravo e com roteiro de Marcos Bernstein. As filmagens ocorreram na cidade brasileira de Curitiba, no Paraná.
Anthony Quinn talvez seja o ator que mais papéis diversificados fez, e caracterizou-se por representar personalidades famosas: foi Barrabás e o magnata grego Onassis. Dentre outros gregos que interpretou está talvez o seu papel mais carismático: Zorba, meu filme preferido.
Em 2001 interpretou seu último papel, no filme "Vingando Ângelo". Pouco depois das filmagens, Anthony Quinn faleceu de complicações pulmonares decorrentes de um câncer na garganta. Escreveu duas autobiografias, "Pecado Original" e a já citada "Tango de um Homem Só".
Acompanhada pelo seu então companheiro Robert Wolders, por alguns amigos e fotógrafos, viajou em várias missões para dar conhecimento ao mundo das humilhantes condições de vida das crianças do Sudão, El Salvador, Honduras, Equador, Bangladesh, Vietname, Tailândia, Etiópia e Somália. Estas viagens serviram-lhe para que, em primeira mão, visse o sofrimento, a fome e a miséria das crianças por todo o mundo. Ela e sua família foram vítimas da 2ª Guerra Mundial.
Aos 63 anos, vítima de câncer, o mundo chorou a ausência de umas das mais belas e refinadas mulheres de que se tem notícia.
Estátua de Boudica em frente do Parlamento Inglês
Carl Sagan (1934 - 1996 )
Clarice Lispector nasce em Tchetchelnik, na Ucrânia, no dia 10 de dezembro de 1920, tendo recebido o nome de Haia Lispector, terceira filha de Pinkouss e de Mania Lispector. Seu nascimento ocorre durante a viagem de emigração da família em direção à América.
Clarice morre, no Rio, no dia 9 de dezembro de 1977, um dia antes do seu 57° aniversário vitimada por uma súbita obstrução intestinal, de origem desconhecida que, depois, veio-se a saber, ter sido motivada por um adenocarcinoma de ovário irreversível. O enterro aconteceu no Cemitério Comunal Israelita, no bairro do Caju, no dia 11. Vai ao ar, pela TV Cultura, no dia 28/12, a entrevista gravada em fevereiro desse ano.
Foi um dos maiores músico e ator, nascido nos Estados Unidos da América, sendo mundialmente denominado como Rei do Rock. É também conhecido pela alcunha Elvis The Pelvis, apelido pelo qual ficou conhecido na década de 1950 por sua maneira extravagante e ousada de dançar. Uma de suas maiores virtudes era a sua voz, devido ao seu alcance vocal, que atingia, segundo especialistas, notas musicais de difícil alcance para um cantor popular. A crítica especializada reconhece seu expressivo ganho, em extensão, com a maturidade; além de virtuoso senso rítmico, força interpretativa e um timbre de voz que o destacava entre os cantores populares, sendo avaliado como um dos maiores e por outros como o melhor cantor popular do século XX.
Um dia, foi visto cantando "That's Alright Mamam", pulando pelo estúdio e batendo no violão. Pediram que ele fizesse outra vez, gravaram e a canção chegou a ser tocada no rádio, sendo que sua interpretação foi considerada bem aceitável, em se tratando de um músico branco e um blues.
O fim de Elvis Presley foi chorado no mundo inteiro e os fã-clubes continuam vivos. Seu pioneirismo e influência sobre uma vasta geração de músicos são incontestáveis. Acredita-se que ele vendeu mais discos do que os Beatles, e é praticamente impossível um levantamento completo de sua imensa discografia.
Mesmo antes de seu nascimento, a vida de Florbela Espanca já estava marcada pelo inesperado, pelo dramático, pelo incomum.
Seu pai, João Maria Espanca era casado com Maria Toscano. Como a mesma não pôde dar filhos ao marido, João Maria se valeu de uma antiga regra medieval, que diz que quando de um casamento não houver filhos, o marido tem o direito de ter os mesmos com outra mulher de sua escolha. Assim, no dia 8 de dezembro de 1894 nasce Flor Bela Lobo, filha de Antónia da Conceição Lobo. João Maria ainda teve mais um filho com Antónia, Apeles. Mais tarde, Antónia abandona João Maria e os filhos passam a conviver com o pai e sua esposa, que os adotam.
Em dois de dezembro de 1930, Florbela encerra seu Diário do Último Ano com a seguinte frase: “… e não haver gestos novos nem palavras novas.” Às duas horas do dia 8 de dezembro – no dia do seu aniversário Florbela D’Alma da Conceição Espanca suicida-se em Matosinhos, ingerindo dois frascos de Veronal. Algumas décadas depois seus restos mortais são transportados para Vila Viçosa, “… a terra alentejana a que entranhadamente quero”.
"Pensaram que eu era surrealista, mas nunca fui. Nunca pintei sonhos, só pintei minha própria realidade".
Frida contraiu uma pneumonia e morreu em 1954 de embolia pulmonar.
Para a pesquisadora da Universidade Federal Fluminense (UFF), Lúcia Helena Vianna, Frida Kahlo inscreveu seu corpo fragilizado em escritos e desenhos, mas a dor é sublimada com humor. "Ela tece um elo indestrutível entre vida e obra, com a explícita conexão de tinta e sangue", diz.
O exemplo mais belo, em superação...
"A insistência de Hildegard em sua humildade, reafirmando constantemente ser apenas um veículo para a palavra divina, abre espaço para que o maravilhoso e o fantástico possam aflorar livre de censura em seus escritos."
A atuação de Indira Gandhi teve grande influência na consolidação das instituições políticas de seu país. Uma personagem pequena, de aspecto delicado, cabelos grisalhos e olhos negros profundos, que foi considerada a mulher mais importante do mundo. Certa vez, perguntada sobre a diferença da mulher e do homem na condução de um país, respondeu prontamente: "Alguns dizem que a mulher não tem tanta força quanto um homem. Não sei, não posso dizer nada, nunca fui homem, mas eu tenho com certeza mais força física do que qualquer um daqui".
Em 31 de outubro de 1984, Indira Gandhi foi assassinada por sikhs, membros de sua guarda pessoal, em Nova Delhi.Seu filho, Rajiv Gandhi, que ocupou seu posto mais tarde na condução do país, também foi assassinado, em 1991.
Filha de Tomás Allende, funcionário diplomático e primo irmão de Salvador Allende, e de Francisca Llona. Isabel é considerada uma das principais revelações da literatura latino-americana da década de 1980. Sua obra é marcada pela ditadura no Chile, implantada com o golpe militar que em 1973 derrubou o governo do primo de seu pai, o presidente Salvador Allende (1908-1973). Escreveu A casa dos espíritos (1982) e ganhou reconhecimento de público e crítica. A obra é filmada em 1993 por Bille August, com Jeremy Irons e Meryl Streep. Em 1995 lança o livro Paula, que a autora escreve para a sua filha que está em coma devido a um ataque de porfiria. Como a autora não sabia se a memória voltasse após a saída do coma, Isabel Allende resolve contar a sua história para auxiliar a sua filha a lembrar dos fatos. Paula passa a ser então um retrato auto-biográfico. Sua filha não volta do coma e morre um tempo depois.
Isadora Duncan, uma das maiores bailarinas do início do século XX.
A história da vida dessa heroina francesa é marcada por fatos trágicos. Quando era criança presenciou o assassinato de membros de sua familia por soldados ingleses que invadiram a vila em que morava.
Com 13 anos de idade ela começou a ter visões e receber mensagens que ela dizia ser dos santos Miguel, Catarina e Margarida. Nessas mensagens ela era orientada a entrar pelo exercito frânces a ajudar seu reino na guerra contra a Inglaterra. Motivada pelas mensagens cortou o cabelo bem curto, vestiu-se de homem e começou a fazer treinamentos militares. Foi aceita no exercito frânces, chegando a comandar tropas. Suas vitórias importantes e o reconhecimento que ganhou do rei Carlos VII despertaram a inveja em outros lideres miltares da França. Estes começaram a conspirar e diminuiram o apoio de Joana D'arc.
Jorge Leal Amado de Faria (Itabuna, 10 de agosto de 1912 — Itabuna, 6 de agosto de 2001) foi um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos. Existem dúvidas sobre o exato local de nascimento de Jorge Amado. Alguns biógrafos indicam que o seu nascimento se deu na Fazenda Auricídia, à época município de Ilhéus. Mais tarde as terras da fazenda Auricídia ficaram no atual município de Itajuípe, com a emancipação do distrito ilheense de Pirangy. Entretanto, é certo que Jorge Amado foi registrado no povoado de Ferradas, pertencente a Itabuna.
Amado foi superado, em número de vendas, apenas por Paulo Coelho mas, em seu estilo - o romance ficcional -, não há paralelo no Brasil. Em 1994 viu sua obra ser reconhecida com o Prêmio Camões, o Nobel da língua portuguesa. Ele é o autor mais adaptado da televisão brasileira, verdadeiros sucessos como Tieta, Gabriela e Tereza Batista são criações suas, além de Dona Flor e Seus Dois Maridos.
Suas obras são umas das mais significativas da moderna ficção brasileira, com 49 livros, propondo uma literatura voltada para as raízes nacionais. Em 1945, foi eleito deputado federal pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB), o que lhe rendeu fortes pressões políticas.
Era casado com Zélia Gattai, também escritora, e quem o sucedeu na Academia Brasileira de Letras. Com ela teve dois filhos: João Jorge, sociólogo, e Paloma.
Viveu exilado na Argentina e no Uruguai (1941 a 1942), em Paris (1948 a 1950) e em Praga (1951 a 1952). Escritor profissional, viveu exclusivamente dos direitos autorais dos seus livros.
Jorge Amado, ainda é, o autor brasileiro mais publicado em todo o mundo: sua obra foi editada em 52 países, e vertida para 49 idiomas e dialetos.
Lady Godiva (Bronze Sculpture)
Conta a lenda que Godiva, em protesto aos altos impostos cobrados pelo marido à população de Conventry, fez um pacto com o esposo.
Em troca de reduzir os impostos, desfilaria nua, montada em seu cavalo com a condição de os impostos serem reduzidos à população de Conventry.
Diante a postura de Godiva, em gratidão a população de Conventry, no momento em que ela desfilava, fechou-se em suas casas para não produzir constrangimento à sua bem feitora.
Um único aldeão não aderiu à decisão dos demais e quando presenciou Godiva nua, cavalgando pelas ruas, ficou irremediavelmente cego.
Uma vez concluído o desfile, Leofric cumpriu a sua palavra e reduziu a carga tributária à população de Conventry.
Decorridos praticamente mil anos, no aniversário do desfile, algumas mulheres ainda repetem o feito de Lady Godiva, desfilando nuas, a cavalo, pelas ruas de Conventry.
"Não existe isso de homem escrever com vigor e mulher escrever com fragilidade. Puta que pariu, não é assim. Isso não existe. É um erro pensar assim. Eu sou uma mulher. Faço tudo de mulher, como mulher. Mas não sou uma mulher que necessita de ajuda de um homem. Não necessito de proteção de homem nenhum. Essas mulheres frageizinhas, que fazem esse gênero, querem mesmo é explorar seus maridos. Isso entra também na questão literária. Não existe isso de homens com escrita vigorosa, enquanto as mulheres se perdem na doçura. Eu fico puta da vida com isso. Eu quero escrever com o vigor de uma mulher. Não me interessa escrever como homem."
Ludwig van Beethoven, batizado em 17 de dezembro de 1770 — Viena, 26 de março de 1827) foi um compositor alemão, do período de transição entre o Classicismo (século XVIII) e o Romantismo (século XIX). É considerado um dos pilares da música ocidental, pelo incontestável desenvolvimento, tanto da linguagem, como do conteúdo musical demonstrado nas suas obras, permanecendo como um dos compositores mais respeitados e mais influentes de todos os tempos. "O resumo de sua obra é a liberdade," observou o crítico alemão Paul Bekker (1882-1937), "a liberdade política, a liberdade artística do indivíduo, sua liberdade de escolha, de credo e a liberdade individual em todos os aspectos da vida".
Martin Luther King nasceu em 15 de janeiro de 1929 em Atlanta na Georgia, filho primogênito de uma família de negros norte-americanos de classe média. Seu pai era pastor batista e sua mãe era professora.
Com 19 anos de idade Luther King se tornou pastor batista e mais tarde se formou teólogo no Seminário de Crozer. Também fez pós-graduação na universidade de Boston, onde conheceu Coretta Scott, uma estudante de música com quem se casou.
Em seus estudos se dedicou aos temas de filosofia de protesto não violento, inspirando-se nas idéias do indu Mohandas K. Gandhi.
Em 4 de abril de 1968 King foi baleado e morto em Memphis, Tenessee, por um branco que foi preso e condenado a 99 anos de prisão.
Quando Mãe Stella foi escolhida ialorixá do Ilê Axé Opô Afonjá, Dona Milta explicou que não conseguia aceitar o peso da responsabilidade que caía sobre os ombros da irmã:
"Corri para dona Menininha do Gantois, implorando que ela desse um jeito, mas ela, Mãe Menininha, disse: 'Isso não é comigo, isso é com os orixás, eles sabem que Stella tem força, eles a conhecem. Vi que era um poder maior e lembrei de Camões, 'Cesse tudo o que a Musa antiga canta, que outro valor mais alto se alevanta...' Vi que não podia fazer nada."
Ela declarou:
O que nós pregamos, sempre, é o respeito mútuo. O importante é que não existam agressões. O entrosamento não tem muita importância porque são religiões paralelas. O importante, eu volto a afirmar, é que exista o respeito. Existem pessoas que freqüentam o terreiro e que vão à igreja, e isso é normal. Quando falei da questão do sincretismo, me referia ao fato de não se misturar as obrigações. Como, por exemplo, fazer sua obrigação para o orixá e ir à igreja porque sincretizou o orixá com um santo. Não sou contra a Igreja Católica e, sim, contra o sincretismo. A nossa maior preocupação é que o ser humano se sinta bem, se realize. Se isso acontece freqüentando as duas crenças, melhor para ele.
Filosofia do povo africano:- É na alegria e na generosidade que se encontra a força que se precisa para enfrentar os obstáculos da vida: “Lé tutu lé tutu bó wá” = “Sigamos em frente alegremente, sigamos em frente iluminados, dividindo o alimento adquirido”.
Em 1999, Mãe Stella conseguiu o tombamento do Ilê Axé Opô Afonjá pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), órgão ligado ao Ministério da Cultura.
Em 2010, recebeu das mãos da vereadora Olívia Santana uma placa pelo centenário do terreiro Opó Afonjá ao lado do ministro da Cultura, Juca Ferreira e do secretário estadual da Cultura, Márcio Meirelles, no Plenário da Câmara de Salvador, Bahia. (fontes: Diário Oficial do Legislativo, 15 de Julho de 2010.)
Ora Ieiê Ô
'Maria Madalena',1858-60, óleo sobre madeira, Delaware Museum, EUA, Anthony Frederick Sandys

Em 1983 seu marido, o professor universitário de economia, colombiano naturalizado brasileiro, Marco Antonio Herredia tentou matá-la duas vezes. Na primeira tentativa ele deu tiro pelas costas e ela ficou paraplégica. Herredia alegou tratar-se de uma tentativa de roubo. Na segunda tentativa, duas semanas após ela sofreu eletro-choque durante o banho.
Herredia teria agido de forma premeditada, pois semanas antes da agressão tentou convencer Maria da Penha a fazer um seguro de vida em seu favor e cinco dias antes obrigou-a a assinar o documento de venda de seu carro sem que constasse do documento o nome do comprador.
Na ocasião ela tinha 38 anos e três filhas com idades entra 2 e 6 anos, foi quando decidiu separar-se. Hoje tem 50 e poucos anos. Como desabafo, Escreveu um livro sobre sua história, intitulado Sobrevivi, posso contar.
A Lei "Maria da Penha " foi sancionada pelo Presidente Lula no dia 7 de agosto de 2006 e garante o direito das mulheres contra a violência. Passa a punir com rigor os crimes de violência contra as mulheres.
Mercedes Sosa (San Miguel de Tucumán, 9 de julho de 1935 — Buenos Aires, 4 de outubro de 2009) foi uma cantora argentina de grande apelo popular na América Latina. Com raízes na música folclórica argentina, ela se tornou uma das expoentes do movimento conhecido como Nueva canción. Apelidada de La Negra pelos fãs devido à ascendência ameríndia (no exterior acreditava-se erroneamente que era devido a seus longos cabelos negros), ficou conhecida como a voz dos "sem voz".
Mercedes Sosa nasceu em San Miguel de Tucumán, na província de Tucumán, no noroeste da Argentina, cidade onde foi assinada a declaração de Independência da Argentina em 9 de julho de 1816, na casa de propriedade de Francisca Bazán de Laguna, que foi declarada Monumento Histórico Nacional em 1941.
Sua preocupação sociopolítica refletia-se no repertório que interpretava, tendo sido uma das grandes expoentes da Nueva canción, movimento musical com raízes africanas, cubanas, andinas e espanholas marcado por uma ideologia de rechaço ao imperialismo norte-americano, ao consumismo e às desigualdade sociais.
Mercedes morreu aos 74 anos de idade em 4 de outubro de 2009, às 5h15min (horário local), em Buenos Aires. Ela foi internada no dia 18 de setembro na Clínica de la Trinidad, no bairro de Palermo, por causa de um problema renal. Seu quadro piorou a partir do momento em que teve complicações hepáticas e pulmonares.
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrê
Não nego meu sangue, não nego meu nome.
Olho para a fome , pergunto: que há ?
"Eu sou de uma terra que o povo padece
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."
Pneumonia derrota, aos 93 anos, grande nome da cultura popular brasileira, influência básica na música nordestina
É melhor escrever errado a coisa certa do que escrever certo a coisa errada...(Patativa do Assaré)Rachel de Queiroz, nasceu em Fortaleza - CE,Rachel de Queiroz (Fortaleza, 17 de novembro de 1910 — e faleceu em 4 de novembro de 2003 - Rio de Janeiro, )filha de Daniel de Queiroz e de Clotilde Franklin de Queiroz, descendendo, pelo lado materno, da estirpe dos Alencar (sua bisavó materna — "dona Miliquinha" — era prima José de Alencar, autor de "O Guarani"), e, pelo lado paterno, dos Queiroz, família de raízes profundamente lançadas em Quixadá, onde residiam e seu pai era Juiz de Direito nessa época.
"[...] tento, com a maior insistência, embora com tão precário resultado (como se tornou evidente), incorporar a linguagem que falo e escuto no meu ambiente nativo à língua com que ganho a vida nas folhas impressas. Não que o faça por novidade, apenas por necessidade. Meu parente José de Alencar quase um século atrás vivia brigando por isso e fez escola."

Rose e sua família em Phoenix, Arizona, ano de 2006.
"O momento em que eu perdoei meus algoz do meu mais profundo do coração, foi o momento que eu sobrevivi." Rose Mapendo
Foi batizado com o nome cristão de Joseph e em 07 de Fevereiro de 1750 mudou-se para a Missão de São Gabriel, na região da Campanha gaúcha.
Tornou-se líder indígena na Guerra Guaranítica em defesa da terra e dos rebanhos guaranis contra as tropas luso-brasileiras que, de acordo com o Tratado de Madri (1750), passavam a ser posse da Coroa Portuguesa.
Por seus feitos, passou a ser considerado um santo popular (embora sem reconhecimento da Igreja Católica) e virou personagem lendário do Rio Grande do Sul. Sua memória ficou registrada na literatura por Basílio da Gama no poema épico "O Uruguay" (1769) e por Ério Veríssimo no romane "O Tempo de o Vento". É-lhe atribuída a exclamação: "Esta terra tem dono!".
No dia 21 de setembro de 2009, foi publicada a Lei Federal 12.032/09, que traz em seu artigo 1º o texto: "Em comemoração aos 250 (duzentos e cinquenta) anos da morte de Sepé Tiaraju, será inscrito no Livro dos Heróis da Pátria, que se encontra no Panteão da Liberdade e da Democracia, o nome de José Tiaraju, o Sepé Tiaraju, herói guarani missioneiro rio-grandense".
Como homenagem ao heroísmo e à coragem de Sepé Tiaraju, a rodovia RS-344 recebeu o seu nome. Existe também no Rio Grande do Sul o município de São Sepé, nome que reflete a devoção popular pelo herói indígena.
Preocupada também com o problema da velhice, que ela aborda em Une Mort très douce (1964 - "Uma morte suave"), sobre a morte de sua mãe num hospital, e La Vieillesse (1970; Old Age), uma amarga reflexão sobre a indiferença da sociedade pelos velhos. Em 1981 ela escreveu La Cérémonie des adieux ("Cerimônia do adeus"), um doloroso relato dos últimos anos de Sartre. Considerada uma mulher corajosa e íntegra, Simone de Beauvoir viveu de acordo com sua própria tese de que as opções básicas de um indivíduo devem ser feitas sobre a premissa e uma vocação igual para o homem e a mulher fundadas na estrutura comum de seus seres, independentemente de sua sexualidade.
A foto é capa de um de seus livros: Inocência Perdida
Professora de piano e aspirante à atriz, Romilda, sua mãe, teve dias difíceis na cidade de Pozzuoli, em especial durante a Segunda Guerra Mundial, pois o município era alvo freqüente de bombardeios. Depois da guerra a avó de Sophia abriu um pequeno pub e a jovem começou a trabalhar nele servindo às mesas e lavando louça.
Aos 14 anos, Sophia participou de um concurso de beleza em Nápoles. Não ganhou, mas ficou entre as finalistas. A partir dali, fez algumas aulas de interpretação. Em 1950, durante outro concurso de beleza, conheceu o produtor italiano Carlo Ponti que a levou para o mundo do cinema. Em 1957 casou-se com o produtor Carlo Ponti. Como ele já era casado e a lei da Itália não permitia divórcio naquela época, o casamento foi anulado em 1962. Ela precisou, juntamente com ele, se tornar cidadã francesa, para definitivamente se casar em 1965. O casamento durou 50 anos, até a morte de Carlos Ponti em 2007.
Para se dedicar à maternidade, aos poucos foi deixando de lado a carreira de atriz, diminuindo significativamente suas participações em filmes nas décadas de 70 e 80.
Considerada uma das atrizes mais belas da história do cinema, adotou o sobrenome Loren após conhecer a atriz sueca Marta Tóren, sendo Loren uma variação. Não gosta de freqüentar salões de beleza. Prefere fazer ela mesma seus cabelos e suas unhas.
DESPERTAR É PRECISO Na primeira noite eles aproximam-se e colhem uma Flor do nosso jardim e não dizemos nada. Na segunda noite, Já não se escondem; pisam as flores, matam o nosso cão, e não dizemos nada. Até que um dia o mais frágil deles entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a lua e, conhecendo o nosso medo, arranca-nos a voz da garganta. E porque não dissemos nada, Já não podemos dizer nada. Vladimir Maiakóvski
Entrou para a facção bolchevique do Partido Social-Democrático Operário Russo ainda na adolescência, sendo preso várias vezes. Junto com David Burlyuk, Khlebnikov e Kruchonykh, publica o manifesto cubo-futurista intitulado Uma bofetada no gosto do público. Após a Revolução de Outubro, trabalhou na Agência Telegráfica Russa, foi redactor da revista LEF (de Liévi Front, Frente de Esquerda), escreveu teatro, fez inúmeras viagens pelo país, aparecendo diante de vastos auditórios para os quais lia os seus versos. Nuvem de calças, publicado em 1915, foi talvez o seu primeiro grande poema a ser editado. Suicidou-se com um tiro, aos 37 anos de idade, em 14 de Abril de 1930.A professora Wangari Muta Maathai nasceu em 1940 na cidade de Nveri, no Quênia, e foi a primeira mulher a obter um título de Doutora no Leste e no Centro da África. Em 1964 ela graduou-se em Ciências Biológicas no Mount St. Scholastica College em Atchison, no Kansas (EUA). Dois anos depois concluiu o mestrado na Universidade de Pittsburgh. Depois de realizar o doutorado na Alemanha, Wangari obteve Ph.D na Universidade de Nairobi onde lecionou anatomia animal.
“Nós plantamos árvores para proteger o solo, prevenir a erosão, fazer as pessoas entenderem que a terra é um recurso natural importante. Quando o vento e a água produzem erosão, a terra está perdida para sempre. Mostramos para as pessoas que o solo onde elas plantam é fundamental para ter boas colheitas. As árvores também são uma fonte de energia para a maioria das populações rurais”. Wangari Maathai, do Quênia, ganhadora do prêmio Nobel, que plantou 30 milhões de árvores. E devido a isso, ela mudou o solo e o clima em alguns lugares na África, e, é claro, a situação econômica de muitos povoados.
Corajoso Viajante...

Bienvenue! Bienvenidos! Manava! Welcome! Fáilte! Herzlich Willkommen! Benvenuto! Hau Koda! Tapeguahê Porãite! kalos ilthate! Welkom! Bonvenon! Eguahé Porá! Yôkoso! Bari Galoust! Aap Ka Swaagat Hein! Gratus MihiVen
Se você vem amanhã, desde agora estarei te esperando...
Chimarrão =
Amargo doce que eu sorvo
Num beijo em lábios de prata.
Tens o perfume da mata
Molhada pelo sereno.
E a cuia, seio moreno,
Que passa de mão em mão
Traduz, no meu chimarrão,
Em sua simplicidade,
A velha hospitalidade
Da gente do meu rincão.(...)
Autoria: Glaucus Saraiva
Tu que és a única santa cigana no mundo.
Tu que sofrestes todas as formas de humilhação e preconceitos.
Tu que fostes amedrontada e jogada ao mar para que morresses de sede e de fome.
Tu sabes o que é o medo, a fome, a magoa e a dor no coração.
Não permitas que meus inimigos zombem de mim ou me maltratem.
Que tu sejas minha advogada perante Deus.
Que tu me concedas sorte, saúde e que abençoe a minha vida.
Amém.
"Lembrando que a oração, qualquer que seja, deve ser feita com amor, fé e respeito. Com concentração para conectar-se com o divino e assim serem um só."
Conheça mais sobre a autora: http://cezarina.blogspot.com.br/
(Caiapó)
"Deixa-me aprender as lições que escondeste em cada folha e em cada rocha.
Ajuda-me para que eu busque pensamentos puros e aja com a intenção de auxiliar os outros."
"O arquétipo de Iemanjá, assim como o da Deusa Artemis, é responsável pela identificação que as mulheres experimentam de si mesmas, e que as leva a sua própria individualidade. Quando a Deusa Iemanjá dança, ela corta o ar com uma espada em sua mão, simbolizando com esse corte um ato psíquico que conduz a individualização, pois ao separar as coisas, deixa somente aquilo que é necessário para que a individualidade aconteça. Quando dança, a Deusa coloca a mão na cabeça, indicando assim a sua individualidade e por isso, é chamada de”Yá Ori”, ou “Mãe de Cabeça”.
odô-fe-iaba o dô-fe-iaba odô-fe iaba
Axé
"Tenho fases, como a lua - Fases de andar escondida, fases de vir para a rua (...)" Clarice Lispector
Selo emprestado de:
http://adoraonoturnafeminina.blogspot.com/
Ao reaprendermos o que é ser um movimento, começamos a reescrever nossa história. E ao reescrever, temos a possibilidade de mudar o curso, escolher novos caminhos e formas de caminhar. Ao reconhecer e respeitar, nosso ritmo externo e interno chegaremos, finalmente, na melhor fase de nossas vidas. Será como encontrar um velho amigo querido, que chega para nos dizer: Quanto esperei por ti, como eu senti sua falta. Que bom que me encontrou. Agora, aqui, estou...
Ao entender o significado real de amar teremos aprendido a mais bela das lições. AMAR A MIM MESMO. Ai então, estaremos prontos para amar o outro. Feliz re-Encontro!!


Um livro aberto é um cérebro que fala;
Fechado, um amigo que espera;
Esquecido, uma alma que perdoa;
Destruído, um coração que chora."
"Voltaire"
Em minhas mãos, meu melhor Amigo!!

A Ciranda das Mulheres Sábias - Clarissa Pinkola Estés
A Deusa Interior - Jennifer Barker Woolger - Roger J. Woolger
A Identidade - Milan Kundera
A Obra ao Negro - Marguerite Yourcenar
A Última Grande Lição - Mitch Albom
Amor se faz na cozinha - Marcia Frazão
As Mulheres e os Silêncios da História - Michele Perrot
As Mulheres na Cozinha de Deus - Cristina Mazzoni
As sete vidas de Fénnelon - Francisco Hermínio Correia de Miranda
As Valkírias - Paulo Coelho
Bakhita - Mulher, Negra, Escrava, Santa - Uma Fascinante História de Liberdade
Bruxas E Herois - Polly Young-Eisendrath
Che Guevara - Jon Lee Anderson
Fiódor Dostoiévski
Escuta Zé - Ninguém - Willelm Reich
Inocência Perdida - Somaly Mam
Las Brujas no se Quejan - Jean Shinoda Bolen
Livro do Desassossego - FERNANDO PESSOA
Los Dioses de cada Hombre - Jean Shinoda Bolen
Minha História das Mulheres - Michelle Perrot
Mulheres que correm com os lobos - Clarissa Pinkola Estes
O Alquimista - Paulo Coelho
O Mundo Assombrado Pelos Demônios - Carl Sagan
O mundo de Sofia - Jostein Gaarder
O Retorno de Inanna - V. S. Ferguson
O Segundo Círculo do Poder - Carlos Castaneda
O Segundo Sexo - Simone de Beauvoiur
Os Melhores Poemas de Amor da Sabedoria Religiosa de Todos os Tempos - José Jorge De Carvalho
Perto do Coração Selvagem (1943) - Clarice Lispector
Psicologia de massas do Facismo - Willelm Reich
Quero minha mãe - Adélia Prado
e, mais, mais...
"Al Barón de Itararé
"Enquanto o homem e a mulher não se reconhecerem como semelhantes, enquanto não se respeitarem como pessoas em que, ponto de vista social, política e econômico, não há a menor diferença, os seres humanos estarão condenados a não verem o que têm de melhor: a sua Liberdade."
Simone de Beauvoir
Like water, contour barriers, evaporates, flows, floods, take your time, but I get my point. I am a woman who dances weaving braiding, and who is not afraid of restart. E finally my request: Do not correct me. If my score is wrong, respect, she is part of my inspiração. She also breathes (Clarice taught me). For me, (unlike Clarice)... writing is an act of love.
Carinhosamente
Olhares de Stellinha
Namastê!
©2009Olhares de Stellinha | by TNB