sexta-feira, 22 de agosto de 2008
VITÓRIA DE SAMOTHRACE
É a estátua alada de uma mulher majestosa e guerreira imponente, posicionada à frente do convés de um navio grego vitorioso em batalha mortal contra o inimigo sírio, por volta de 290 A.C. Esculpida em mármore róseo por um artista desconhecido, de Rhodes, representa a deusa grega Nike, a deusa da Vitória, e é uma das obras primas sobreviventes do período Helênico, quando os gregos conquistaram por completo a arte da representação do corpo humano.
Mesmo danificada, sem os braços e a cabeça, a Vitória de Samothrace encanta.
As linhas de seu corpo perfeito são realçadas pelo véu de mármore que reproduz em suas formas o efeito de tecido molhado aderente à pele pelo vento marinho implacável. Quase um toque sobrenatural.
A estátua foi descoberta em 1863, pelo arqueólogo francês Charles Champoiseau, na pequena ilha de Samothrace (Samothraki, em grego), no Mar Egeu. Habitada por cerca de 2.300 almas, a ilha sedia ruínas do Santuário dos Grandes Deuses, construído nos anos 800 A.C. para cerimônias religiosas dos períodos pré-Helênico e Helênico.
Em 1948 e em 1950, as mãos da Vitória de Samothrace foram descobertas em novas escavações no Santuário da ilha. Estão no Louvre, em caixa de vidro ladeando a estátua.









Tu que és a única santa cigana no mundo.
Tu que sofrestes todas as formas de humilhação e preconceitos.
Tu que fostes amedrontada e jogada ao mar para que morresses de sede e de fome.
Tu sabes o que é o medo, a fome, a magoa e a dor no coração.
Não permitas que meus inimigos zombem de mim ou me maltratem.
Que tu sejas minha advogada perante Deus.
Que tu me concedas sorte, saúde e que abençoe a minha vida.
Amém.
"Lembrando que a oração, qualquer que seja, deve ser feita com amor, fé e respeito. Com concentração para conectar-se com o divino e assim serem um só."
Conheça mais sobre a autora: http://cezarina.blogspot.com.br/




0 comentários:
Postar um comentário