terça-feira, 6 de julho de 2010
TINCOÃS - PÉROLAS INESQUECÍVEIS
Fonte-http://www.luizamerico.com.br/fundamentais-tincoas.php
Axé :)
Corajoso viajante...
"As citações, no meu trabalho, são como ladrões à beira da estrada, que irrompem armados e arrebatam o consciente do ocioso viajante".(Walter Benjamin )
Sou brasileira e não desisto nunca!..Sono brasiliano e non mollare mai!...I'm Brazilian and never give up!... Soy brasileño y nunca te rindas!...Je suis brésilien et de ne jamais abandonner!
Pessoas que nos mostram, com seu exemplo, como é viver respeitando seus valores. “O coração que está em paz vê uma festa em todas as aldeias.” (Provérbio Hindu)
"Bagagem, meu primeiro livro, foi feito num entusiasmo de fundação e descoberta nesta felicidade. Emoções para mim inseparáveis da criação, ainda que nascidas, muitas vezes, do sofrimento. Descobri ainda que a experiência poética é sempre religiosa, quer nasça do impacto da leitura de um texto sagrado, de um olhar amoroso sobre você, ou de observar formigas trabalhando."
Anita Garibaldi(1821-1849), óleo sobre tela, Johann Moritz Rugendas, século XIX
Carl Sagan (1934 - 1996 )
Foi um dos maiores músico e ator, nascido nos Estados Unidos da América, sendo mundialmente denominado como Rei do Rock. É também conhecido pela alcunha Elvis The Pelvis, apelido pelo qual ficou conhecido na década de 1950 por sua maneira extravagante e ousada de dançar. Uma de suas maiores virtudes era a sua voz, devido ao seu alcance vocal, que atingia, segundo especialistas, notas musicais de difícil alcance para um cantor popular. A crítica especializada reconhece seu expressivo ganho, em extensão, com a maturidade; além de virtuoso senso rítmico, força interpretativa e um timbre de voz que o destacava entre os cantores populares, sendo avaliado como um dos maiores e por outros como o melhor cantor popular do século XX.
Um dia, foi visto cantando "That's Alright Mamam", pulando pelo estúdio e batendo no violão. Pediram que ele fizesse outra vez, gravaram e a canção chegou a ser tocada no rádio, sendo que sua interpretação foi considerada bem aceitável, em se tratando de um músico branco e um blues.
O fim de Elvis Presley foi chorado no mundo inteiro e os fã-clubes continuam vivos. Seu pioneirismo e influência sobre uma vasta geração de músicos são incontestáveis. Acredita-se que ele vendeu mais discos do que os Beatles, e é praticamente impossível um levantamento completo de sua imensa discografia."A insistência de Hildegard em sua humildade, reafirmando constantemente ser apenas um veículo para a palavra divina, abre espaço para que o maravilhoso e o fantástico possam aflorar livre de censura em seus escritos."
Em 31 de outubro de 1984, Indira Gandhi foi assassinada por sikhs, membros de sua guarda pessoal, em Nova Delhi.Seu filho, Rajiv Gandhi, que ocupou seu posto mais tarde na condução do país, também foi assassinado, em 1991.
Isadora Duncan, uma das maiores bailarinas do início do século XX.
Jorge Leal Amado de Faria (Itabuna, 10 de agosto de 1912 — Itabuna, 6 de agosto de 2001) foi um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos. Existem dúvidas sobre o exato local de nascimento de Jorge Amado. Alguns biógrafos indicam que o seu nascimento se deu na Fazenda Auricídia, à época município de Ilhéus. Mais tarde as terras da fazenda Auricídia ficaram no atual município de Itajuípe, com a emancipação do distrito ilheense de Pirangy. Entretanto, é certo que Jorge Amado foi registrado no povoado de Ferradas, pertencente a Itabuna.
Amado foi superado, em número de vendas, apenas por Paulo Coelho mas, em seu estilo - o romance ficcional -, não há paralelo no Brasil. Em 1994 viu sua obra ser reconhecida com o Prêmio Camões, o Nobel da língua portuguesa. Ele é o autor mais adaptado da televisão brasileira, verdadeiros sucessos como Tieta, Gabriela e Tereza Batista são criações suas, além de Dona Flor e Seus Dois Maridos.
Suas obras são umas das mais significativas da moderna ficção brasileira, com 49 livros, propondo uma literatura voltada para as raízes nacionais. Em 1945, foi eleito deputado federal pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB), o que lhe rendeu fortes pressões políticas.
Era casado com Zélia Gattai, também escritora, e quem o sucedeu na Academia Brasileira de Letras. Com ela teve dois filhos: João Jorge, sociólogo, e Paloma.
Viveu exilado na Argentina e no Uruguai (1941 a 1942), em Paris (1948 a 1950) e em Praga (1951 a 1952). Escritor profissional, viveu exclusivamente dos direitos autorais dos seus livros.
Jorge Amado, ainda é, o autor brasileiro mais publicado em todo o mundo: sua obra foi editada em 52 países, e vertida para 49 idiomas e dialetos.
Ludwig van Beethoven, batizado em 17 de dezembro de 1770 — Viena, 26 de março de 1827) foi um compositor alemão, do período de transição entre o Classicismo (século XVIII) e o Romantismo (século XIX). É considerado um dos pilares da música ocidental, pelo incontestável desenvolvimento, tanto da linguagem, como do conteúdo musical demonstrado nas suas obras, permanecendo como um dos compositores mais respeitados e mais influentes de todos os tempos. "O resumo de sua obra é a liberdade," observou o crítico alemão Paul Bekker (1882-1937), "a liberdade política, a liberdade artística do indivíduo, sua liberdade de escolha, de credo e a liberdade individual em todos os aspectos da vida".
Quando Mãe Stella foi escolhida ialorixá do Ilê Axé Opô Afonjá, Dona Milta explicou que não conseguia aceitar o peso da responsabilidade que caía sobre os ombros da irmã:
"Corri para dona Menininha do Gantois, implorando que ela desse um jeito, mas ela, Mãe Menininha, disse: 'Isso não é comigo, isso é com os orixás, eles sabem que Stella tem força, eles a conhecem. Vi que era um poder maior e lembrei de Camões, 'Cesse tudo o que a Musa antiga canta, que outro valor mais alto se alevanta...' Vi que não podia fazer nada."
Ela declarou:
O que nós pregamos, sempre, é o respeito mútuo. O importante é que não existam agressões. O entrosamento não tem muita importância porque são religiões paralelas. O importante, eu volto a afirmar, é que exista o respeito. Existem pessoas que freqüentam o terreiro e que vão à igreja, e isso é normal. Quando falei da questão do sincretismo, me referia ao fato de não se misturar as obrigações. Como, por exemplo, fazer sua obrigação para o orixá e ir à igreja porque sincretizou o orixá com um santo. Não sou contra a Igreja Católica e, sim, contra o sincretismo. A nossa maior preocupação é que o ser humano se sinta bem, se realize. Se isso acontece freqüentando as duas crenças, melhor para ele.
Filosofia do povo africano:- É na alegria e na generosidade que se encontra a força que se precisa para enfrentar os obstáculos da vida: “Lé tutu lé tutu bó wá” = “Sigamos em frente alegremente, sigamos em frente iluminados, dividindo o alimento adquirido”.
Em 1999, Mãe Stella conseguiu o tombamento do Ilê Axé Opô Afonjá pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), órgão ligado ao Ministério da Cultura.
Em 2010, recebeu das mãos da vereadora Olívia Santana uma placa pelo centenário do terreiro Opó Afonjá ao lado do ministro da Cultura, Juca Ferreira e do secretário estadual da Cultura, Márcio Meirelles, no Plenário da Câmara de Salvador, Bahia. (fontes: Diário Oficial do Legislativo, 15 de Julho de 2010.)
Ora Ieiê Ô
'Maria Madalena',1858-60, óleo sobre madeira, Delaware Museum, EUA, Anthony Frederick Sandys
Mercedes Sosa (San Miguel de Tucumán, 9 de julho de 1935 — Buenos Aires, 4 de outubro de 2009) foi uma cantora argentina de grande apelo popular na América Latina. Com raízes na música folclórica argentina, ela se tornou uma das expoentes do movimento conhecido como Nueva canción. Apelidada de La Negra pelos fãs devido à ascendência ameríndia (no exterior acreditava-se erroneamente que era devido a seus longos cabelos negros), ficou conhecida como a voz dos "sem voz".
Mercedes Sosa nasceu em San Miguel de Tucumán, na província de Tucumán, no noroeste da Argentina, cidade onde foi assinada a declaração de Independência da Argentina em 9 de julho de 1816, na casa de propriedade de Francisca Bazán de Laguna, que foi declarada Monumento Histórico Nacional em 1941.
Sua preocupação sociopolítica refletia-se no repertório que interpretava, tendo sido uma das grandes expoentes da Nueva canción, movimento musical com raízes africanas, cubanas, andinas e espanholas marcado por uma ideologia de rechaço ao imperialismo norte-americano, ao consumismo e às desigualdade sociais.
Mercedes morreu aos 74 anos de idade em 4 de outubro de 2009, às 5h15min (horário local), em Buenos Aires. Ela foi internada no dia 18 de setembro na Clínica de la Trinidad, no bairro de Palermo, por causa de um problema renal. Seu quadro piorou a partir do momento em que teve complicações hepáticas e pulmonares.
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrê
Não nego meu sangue, não nego meu nome.
Olho para a fome , pergunto: que há ?
"Eu sou de uma terra que o povo padece
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."
Pneumonia derrota, aos 93 anos, grande nome da cultura popular brasileira, influência básica na música nordestina
É melhor escrever errado a coisa certa do que escrever certo a coisa errada...(Patativa do Assaré)Rachel de Queiroz, nasceu em Fortaleza - CE,Rachel de Queiroz (Fortaleza, 17 de novembro de 1910 — e faleceu em 4 de novembro de 2003 - Rio de Janeiro, )filha de Daniel de Queiroz e de Clotilde Franklin de Queiroz, descendendo, pelo lado materno, da estirpe dos Alencar (sua bisavó materna — "dona Miliquinha" — era prima José de Alencar, autor de "O Guarani"), e, pelo lado paterno, dos Queiroz, família de raízes profundamente lançadas em Quixadá, onde residiam e seu pai era Juiz de Direito nessa época.
Fugindo dos horrores da seca de 1915, em julho de 1917 transfere-se com sua família para o Rio de Janeiro, fato esse que seria mais tarde aproveitado pela escritora como tema de seu livro de estréia, "O Quinze". Com o pseudônimo de "Rita de Queluz" ela envia ao jornal "O Ceará", em 1927, uma carta ironizando o concurso "Rainha dos Estudantes", promovido por aquela publicação. O diretor do jornal, Júlio Ibiapina, amigo de seu pai, diante do sucesso da carta a convida para colaborar com o veículo. Três anos depois, ironicamente, quando exercia as funções de professora substituta de História no colégio onde havia se formado, Rachel foi eleita a "Rainha dos Estudantes". Com a presença do Governador do Estado, a festa da coroação tinha andamento quando chega a notícia do assassinato de João Pessoa. Joga a coroa no chão e deixa às pressas o local, com uma única explicação "Sou repórter". Faleceu, dormindo em sua rede, no dia 04-11-2003, na cidade do Rio de Janeiro. Deixou, aguardando publicação, o livro "Visões: Maurício Albano e Rachel de Queiroz", uma fusão de imagens do Ceará fotografadas por Maurício com textos de Rachel de Queiroz."[...] tento, com a maior insistência, embora com tão precário resultado (como se tornou evidente), incorporar a linguagem que falo e escuto no meu ambiente nativo à língua com que ganho a vida nas folhas impressas. Não que o faça por novidade, apenas por necessidade. Meu parente José de Alencar quase um século atrás vivia brigando por isso e fez escola."
Rose e sua família em Phoenix, Arizona, ano de 2006.
"O momento em que eu perdoei meus algoz do meu mais profundo do coração, foi o momento que eu sobrevivi." Rose Mapendo
A foto é capa de um de seus livros: Inocência Perdida
Professora de piano e aspirante à atriz, Romilda, sua mãe, teve dias difíceis na cidade de Pozzuoli, em especial durante a Segunda Guerra Mundial, pois o município era alvo freqüente de bombardeios. Depois da guerra a avó de Sophia abriu um pequeno pub e a jovem começou a trabalhar nele servindo às mesas e lavando louça.
Aos 14 anos, Sophia participou de um concurso de beleza em Nápoles. Não ganhou, mas ficou entre as finalistas. A partir dali, fez algumas aulas de interpretação. Em 1950, durante outro concurso de beleza, conheceu o produtor italiano Carlo Ponti que a levou para o mundo do cinema. Em 1957 casou-se com o produtor Carlo Ponti. Como ele já era casado e a lei da Itália não permitia divórcio naquela época, o casamento foi anulado em 1962. Ela precisou, juntamente com ele, se tornar cidadã francesa, para definitivamente se casar em 1965. O casamento durou 50 anos, até a morte de Carlos Ponti em 2007.
Para se dedicar à maternidade, aos poucos foi deixando de lado a carreira de atriz, diminuindo significativamente suas participações em filmes nas décadas de 70 e 80.
Considerada uma das atrizes mais belas da história do cinema, adotou o sobrenome Loren após conhecer a atriz sueca Marta Tóren, sendo Loren uma variação. Não gosta de freqüentar salões de beleza. Prefere fazer ela mesma seus cabelos e suas unhas.
DESPERTAR É PRECISO Na primeira noite eles aproximam-se e colhem uma Flor do nosso jardim e não dizemos nada. Na segunda noite, Já não se escondem; pisam as flores, matam o nosso cão, e não dizemos nada. Até que um dia o mais frágil deles entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a lua e, conhecendo o nosso medo, arranca-nos a voz da garganta. E porque não dissemos nada, Já não podemos dizer nada. Vladimir Maiakóvski
Entrou para a facção bolchevique do Partido Social-Democrático Operário Russo ainda na adolescência, sendo preso várias vezes. Junto com David Burlyuk, Khlebnikov e Kruchonykh, publica o manifesto cubo-futurista intitulado Uma bofetada no gosto do público. Após a Revolução de Outubro, trabalhou na Agência Telegráfica Russa, foi redactor da revista LEF (de Liévi Front, Frente de Esquerda), escreveu teatro, fez inúmeras viagens pelo país, aparecendo diante de vastos auditórios para os quais lia os seus versos. Nuvem de calças, publicado em 1915, foi talvez o seu primeiro grande poema a ser editado. Suicidou-se com um tiro, aos 37 anos de idade, em 14 de Abril de 1930.A professora Wangari Muta Maathai nasceu em 1940 na cidade de Nveri, no Quênia, e foi a primeira mulher a obter um título de Doutora no Leste e no Centro da África. Em 1964 ela graduou-se em Ciências Biológicas no Mount St. Scholastica College em Atchison, no Kansas (EUA). Dois anos depois concluiu o mestrado na Universidade de Pittsburgh. Depois de realizar o doutorado na Alemanha, Wangari obteve Ph.D na Universidade de Nairobi onde lecionou anatomia animal.
“Nós plantamos árvores para proteger o solo, prevenir a erosão, fazer as pessoas entenderem que a terra é um recurso natural importante. Quando o vento e a água produzem erosão, a terra está perdida para sempre. Mostramos para as pessoas que o solo onde elas plantam é fundamental para ter boas colheitas. As árvores também são uma fonte de energia para a maioria das populações rurais”. Wangari Maathai, do Quênia, ganhadora do prêmio Nobel, que plantou 30 milhões de árvores. E devido a isso, ela mudou o solo e o clima em alguns lugares na África, e, é claro, a situação econômica de muitos povoados.Corajoso Viajante...
Bienvenue! Bienvenidos! Manava! Welcome! Fáilte! Herzlich Willkommen! Benvenuto! Hau Koda! Tapeguahê Porãite! kalos ilthate! Welkom! Bonvenon! Eguahé Porá! Yôkoso! Bari Galoust! Aap Ka Swaagat Hein! Gratus MihiVen
Se você vem amanhã, desde agora estarei te esperando...
Chimarrão =
Amargo doce que eu sorvo
Num beijo em lábios de prata.
Tens o perfume da mata
Molhada pelo sereno.
E a cuia, seio moreno,
Que passa de mão em mão
Traduz, no meu chimarrão,
Em sua simplicidade,
A velha hospitalidade
Da gente do meu rincão.(...)
Autoria: Glaucus Saraiva
(Caiapó)
"Deixa-me aprender as lições que escondeste em cada folha e em cada rocha.
Ajuda-me para que eu busque pensamentos puros e aja com a intenção de auxiliar os outros."
"O arquétipo de Iemanjá, assim como o da Deusa Artemis, é responsável pela identificação que as mulheres experimentam de si mesmas, e que as leva a sua própria individualidade. Quando a Deusa Iemanjá dança, ela corta o ar com uma espada em sua mão, simbolizando com esse corte um ato psíquico que conduz a individualização, pois ao separar as coisas, deixa somente aquilo que é necessário para que a individualidade aconteça. Quando dança, a Deusa coloca a mão na cabeça, indicando assim a sua individualidade e por isso, é chamada de”Yá Ori”, ou “Mãe de Cabeça”.
odô-fe-iaba o dô-fe-iaba odô-fe iaba
Axé
"Tenho fases, como a lua - Fases de andar escondida, fases de vir para a rua (...)" Clarice Lispector
http://adoraonoturnafeminina.blogspot.com/
Ao reaprendermos o que é ser um movimento, começamos a reescrever nossa história. E ao reescrever, temos a possibilidade de mudar o curso, escolher novos caminhos e formas de caminhar. Ao reconhecer e respeitar, nosso ritmo externo e interno chegaremos, finalmente, na melhor fase de nossas vidas. Será como encontrar um velho amigo querido, que chega para nos dizer: Quanto esperei por ti, como eu senti sua falta. Que bom que me encontrou. Agora, aqui, estou...
Ao entender o significado real de amar teremos aprendido a mais bela das lições. AMAR A MIM MESMO. Ai então, estaremos prontos para amar o outro. Feliz re-Encontro!!
Um livro aberto é um cérebro que fala;
Fechado, um amigo que espera;
Esquecido, uma alma que perdoa;
Destruído, um coração que chora."
"Voltaire"
Em minhas mãos, meu melhor Amigo!!
A Ciranda das Mulheres Sábias - Clarissa Pinkola Estés
A Deusa Interior - Jennifer Barker Woolger - Roger J. Woolger
A Identidade - Milan Kundera
A Obra ao Negro - Marguerite Yourcenar
A Última Grande Lição - Mitch Albom
Amor se faz na cozinha - Marcia Frazão
As Mulheres e os Silêncios da História - Michele Perrot
As Mulheres na Cozinha de Deus - Cristina Mazzoni
As sete vidas de Fénnelon - Francisco Hermínio Correia de Miranda
As Valkírias - Paulo Coelho
Bakhita - Mulher, Negra, Escrava, Santa - Uma Fascinante História de Liberdade
Bruxas E Herois - Polly Young-Eisendrath
Che Guevara - Jon Lee Anderson
Fiódor Dostoiévski
Escuta Zé - Ninguém - Willelm Reich
Inocência Perdida - Somaly Mam
Las Brujas no se Quejan - Jean Shinoda Bolen
Livro do Desassossego - FERNANDO PESSOA
Los Dioses de cada Hombre - Jean Shinoda Bolen
Minha História das Mulheres - Michelle Perrot
Mulheres que correm com os lobos - Clarissa Pinkola Estes
O Alquimista - Paulo Coelho
O Mundo Assombrado Pelos Demônios - Carl Sagan
O mundo de Sofia - Jostein Gaarder
O Retorno de Inanna - V. S. Ferguson
O Segundo Círculo do Poder - Carlos Castaneda
O Segundo Sexo - Simone de Beauvoiur
Os Melhores Poemas de Amor da Sabedoria Religiosa de Todos os Tempos - José Jorge De Carvalho
Perto do Coração Selvagem (1943) - Clarice Lispector
Psicologia de massas do Facismo - Willelm Reich
Quero minha mãe - Adélia Prado
e, mais, mais...
Like water, contour barriers, evaporates, flows, floods, take your time, but I get my point. I am a woman who dances weaving braiding, and who is not afraid of restart. E finally my request: Do not correct me. If my score is wrong, respect, she is part of my inspiração. She also breathes (Clarice taught me). For me, (unlike Clarice)... writing is an act of love.
Carinhosamente
Olhares de Stellinha
Namastê!
©2009Olhares de Stellinha | by TNB
0 comentários:
Postar um comentário