sexta-feira, 7 de dezembro de 2007
A Televisão...como Babá!!! entretenimento????ou Alienação????
CRIANÇA E A TELEVISÃO
Existe uma preocupação constante da parte de pais ou responsáveis com relação ao papel da televisão no cotidiano da criança. Hoje em dia, as crianças passam a maior parte do seu tempo em frente a TV. Isso é preocupante sim...
A criança tem uma visão muito diferente do mundo em relação a nós adultos. Para ela as imagens e sons são absorvidos como fato real, e mesmo nos desenhos animados, a criança retém o que vê como algo passível de se realizar. É aí que entra o papel fundamental dos pais ou responsáveis.
Conversar, interagir e orientar é muito importante...Não quero aqui parecer moralista, não é essa minha intenção, o que se assiste nos canais não são só divertimentos saudáveis, estão também presentes desenhos infantis com muitos estímulos agressívos, disputas e trapaças que dão certo. Também programas que trazem um apelo erótico muito grande. Como ficam as cabecinhas de nossas crianças? Cabe a nós pais, orientarmos e colocarmos os limites...Não queremos filhos alienados e o papel da TV não é de babá.
O progresso nos trouxe comodidades em todos os níveis, também deixou as ruas mais perigosas para as crianças, tornou os amigos e os avós mais distantes e os pais mais tempo fora de casa. Assim, a criança que antigamente brincava de "esconde-esconde", de "subir em árvores" e de "pular amarelinha" com seus vizinhos da rua, hoje é uma criança que, geralmente, mora em prédio de apartamentos e permanece um grande período de tempo assistindo fascinada a televisão. A mãe de antes que ficava a procura do filho pelos vizinhos, hoje pode-se dizer que, pode fazer suas tarefas ou ir ao trabalho mais “tranqüila”, porque sabe que a criança está em casa segura.
O fato da criança ficar em casa, pode realmente deixar os pais mais tranqüilos, mas leva a pensar em outra questão importante para o desenvolvimento infantil: a falta de outras atividades saudáveis, especialmente o convívio com outras crianças, o que proporciona a tão necessária socialização.
Não resta dúvida que com a TV a criança também vê, aprende e enriquece seus conhecimentos e vocabulários com uma velocidade muito maior. Mas não podemos deixar que nossas crianças tornem-se escravos da TV, devemos proporcionar-lhes atividades que enriqueçam as relações sociais, a criatividade e as trocas afetivas. Usar a televisão como uma ferramenta de forma positiva é muito bom, mas jamais como uma mera babá eletrônica...Nossos filhos merecem ser respeitados, e só poderemos ensinar esses valores, se repassarmos à eles com exemplos, dedicação, carinho e muito Amor.
Beijinhos
0 comentários:
Postar um comentário