MELHOR VINHO …Mário Quintana
Por mais raro que seja, ou mais antigo, Só um vinho é deveras excelente. Aquele que tu bebes, docemente, Com teu mais velho e silencioso amigo.
° O primeiro documento escrito que menciona as uvas, ou o produto do seu sumo, é a Bíblia, quando diz: “Noé plantou uma vinha e tendo bebido o seu vinho, se embriagou em sinal de agradecimento”.
° Hipócrates, em seus escritos, deixou várias observações sobre as propriedades medicinais do vinho."
A minha paixão por vinhos vem desde a infância, quando na época da colheita da uva, meus pais me levavam para a vila de meus avós(paternos).
Essa época era um sonho...mesmo pequena eu ajudava no ritual do amassar as uvas. Esse momento único era acrescido da experiência que vinha com palavras proferidas pelos meus ancestrais, que nos faziam vivenciar alí, além do trabalho, uma poesia ao vivo...tudo era vivido e tratado com carinho. As cores, aromas e sabores, tinham cada um sua particularidade desde a colheita, até o ponto em que, com olhinhos espantados e alegres, se assistia o nascer de um líquido lindo, vermelho, pelas mãos daqueles sábios...
Tudo emanava um aroma de amor, alegria e comunhão...Hoje, sinto saudade desses momentos encantados. Mas, sinto-me feliz em ter sido privilegiada ao conviver e aprender muito mais, do que, simplesmente "fazer" o vinho.
Como dizia Benjamin Franklin, grande amante da bebida do deus Baco. "A vida é como o vinho: deve ser saboreada pouco a pouco, gole a gole. Os melhores vinhos perdem o seu encanto quando são tragados como se fossem água". Essa é a grande lição que vivo e que repasso aos meus filhos para suas vidas.
Encerro esse meu brinde e momento deliciosamente nostálgico, com as palavras eternas do filósofo Sócrates“O vinho molha e tempera os espíritos e acalma as preocupações da mente... Ele reaviva nossas alegrias e é o óleo para a chama da vida que se apaga. Se você bebe moderadamente em pequenos goles de cada vez, o vinho gotejará em seus pulmões como o mais doce orvalho da manhã... Assim, então, o vinho não viola a razão, mas sim nos convida gentilmente a uma agradável alegria.” [470-399 a.C.] – Filósofo grego
BRINDO À VIDA!
BRINDO A VOCÊ!
BRINDO AO NOSSO ENCONTRO!!!
Beijinhos Carinhosos (^:^)
3 comentários:
Querida Stellinha,
terça-feira, abril 29, 2008 3:20:00 PMQue beleza o seu blog. Foi um prazer imenso, através de sua delicada e doce visita ao meu, conhecê-lo.
Obrigado pela visita e pela gentileza de suas palavras.
Bjos.
Oswaldo
Stelinha, gostei do seu post.
quinta-feira, maio 01, 2008 9:57:00 AMAs suas palavras fizeram-me recordar a minha infância. Também eu assistia e ajudava na produção do vinho, na vindima, no amassar (aqui é pisar ou espremer), etc.
Um brinde a vc também querida amiga.
Bom feriado, beijinhos.
querida______Stelinha
sexta-feira, maio 02, 2008 7:10:00 PM______nasci e cresci numa grande fazenda/quinta_______nela ainda passo bastante tempo_____________que eu adoro
______todos os rituais se mantêm e iraõ se manter pelas gerações
_______por isso adorei.por.demais este teu texto_______belo
_______pois que se ergam os copos e_______BRINDEMOS!:))
beijO_____C_______carinhO
Postar um comentário