Existe uma graciosa Lenda a respeito do Alecrim:Quando Maria fugiu para o
Egito, levando no colo o menino Jesus, as flores do caminho iam se abrindo à medida que a sagrada família passava por elas. O lilás ergueu seus galhos orgulhosos e emplumados, o lírio abriu seu cálice. O Alecrim, sem pétalas nem beleza, entristeceu lamentando não poder agradar o menino.
Cansada, Maria parou à beira do Rio e, enquanto a criança dormia, lavou suas
roupinhas. Em seguida, olhou a seu redor, procurando um lugar para estendê-las.
'O lírio quebrará sob o peso, e o lilás é alto demais.
Colocou-as então sobre o alecrim e ele suspirou de alegria, agradeceu de coração a nova oportunidade e as sustentou ao Sol durante toda a manhã.
Obrigada, gentil alecrim! - disse Maria.
Daqui por diante, ostentarás flores azuis para recordarem o manto azul que estou usando.
E não apenas flores te dou em agradecimento, mas todos os galhos que sustentaram as roupas do pequeno Jesus serão aromáticos. Eu
abençoo folha, caule e flor, que a partir deste instante terão aroma de santidade e emanarão alegria.
Vovó, era sábia e autoridade em ervas, nos dizia:
"Onde existe um pé de alecrim moram anjos". – Comigo, não poderia ser diferente. Herdei dela esse Amor e respeito às ervas. Lembro de em criança cantar e dançar muito “Alecrim Dourado".
Alecrim, alecrim dourado
Que nasceu no campo
Sem ser semeado
Foi meu amor,
que me disse assim:
"Que a flor do campo,é o alecrim".
O nome Alecrim, nos lembra alegria, degustar seu chá faz com que aos poucos, nos purifiquemos por dentro, é uma sensação de leveza que clareia a mente se espalhando por todo o nosso corpo físico e sutil. Trás uma sensação de alegria e bem estar ao coração. O Alecrim é digestivo e sudorífero. Ajuda a assimilação do açúcar (no diabetes) e é indicado para recompor o sistema nervoso após uma longa atividade intelectual. É recomendado para queda de cabelo, caspa, cuidados com a pele, lesões e queimaduras; para curar resfriados e bronquites, para cansaço mental e estafa; ainda para perda de memória, aumentando a capacidade de aprendizado. Equilibra a temperatura do sangue e, através dele, de todo o nosso corpo. Por isso é recomendado contra anemia, menstruação insuficiente e problemas de irrigação sanguínea. Também atua no fígado. E, tendo uma melhor irrigação dos órgãos, estimula o metabolismo. Rudolf Steiner afirmava que o Alecrim é, acima de tudo, uma planta calorífera que fortalece o centro vital e age em todo o organismo. Em uma conferência datada três de maio de 1918, R. Steiner descreve esta astralidade vegetal que inunda e contorna dinamicamente a flor em turbilhões. Esta astralidade tende a se unir com "aquilo que há de mais puro": a essência do raio solar.
O perfume que exala é ígneo, mas severo, fortificante da consciência e reconfortante. É também um tempero que utilizo em quase todos os pratos, exatamente por seu aroma e sabor encantadores...
Obrigada pela companhia(=^:*=)
0 comentários:
Postar um comentário